terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Grandes Álbuns Ao Vivo da História do Rock

Ao longo dos anos foram gravados inúmeros registros ao vivo, e toda grande banda tem ao menos um em sua discografia. Algumas vezes serviu de trampolim para o sucesso comercial, ou serviu para registrar um período único na banda... Enfim, aqui vão alguns que sempre estão relacionados entre os melhores "live albums", álbuns ao vivo que marcaram um ponto crucial na carreira de cada banda e também que marcaram época para os amantes do bom Rock 'n' Roll.

Deep Purple – Made in Japan (1972)
Como diz o ditado popular, falar de álbuns ao vivo e falar do Made in Japan, é chover no molhado. Mas com toda razão...
O Deep Purple estava no auge de sua carreira, fato dado à entrada de Ian Gillan e Roger Glover na banda três anos antes, o que coincidiu em uma mudança de estilo, o que permitiu à banda explorar novos limites músicas. Limites que vieram a tona em uma trinca sensacional: In Rock, Fireball e Machine Head. E durante a tour desse último, no Japão, quatro shows que serviriam de base para um álbum ao vivo foram registrados pelo engenheiro de som Martin Birch.
Os grandes sucessos da trinca e um cover de Lucille, de Little Richard, foram interpretados com maestria, assim nascendo o Made in Japan!
A majestade nua e crua do Deep Purple no auge de seu poder está nesse álbum. E a gravação foi lançada sem overdubs!
Download


Led Zeppelin – The Song Remains the Same (1976)
Um ano após o Deep Purple, quem subia ao palco para gravar seu registro ao vivo, era outro monstro sagrado do Hard Rock, o Led Zeppelin. No caso, The Song Remains the Same se tratava, na verdade, da trilha sonora do filme lançado pela banda, com o mesmo nome, em 1976. E o que temos no vinil são algumas das grandes canções de sua história. Canções que ora vêm em versões excelentes (como Rock and Roll, o hino Stairway to Heaven e Dazed and Confused), ora deixam a desejar (como na faixa título) . O que gerou reclamações de muitos sobre o album, por não retratar todo poder de fogo da banda. Mas, com ou sem reclamações, o album foi um marco, virou clássico, afinal, mesmo com algumas ressalvas, é um excelente trabalho.
Download


Scorpions – Tokyo Tapes (1978)
Em seus primeiros albuns de estúdio, boa parte do reconhecimento que o Scorpions havia conseguido até em então era creditado a Uli Jon Roth. O exímio guitarrista gravou com a banda os albuns Fly to the Rainbow, In Trance, Virgin Killer e o Taken by Force. O Tokyo Tapes foi registro que marcou o fim dessa extraordinária fase da banda, que fechou com chave de ouro. Afinal, além de Uli, a banda contava com outros músicos de extrema qualidade, o vocalista Klaus Meine, o outro guitarrista Rudolf Schenker, Francis Buchholz no contrabaixo e Herman Rarebell nas baquetas. O que permitiu performances espetaculares! O ritmo das canções era bem mais veloz que as gravações de estúdio, mostrando claramente que o habitat natural do Scorpions era realmente o palco. Fato comprovado pela admiração ao disco, que é considerado um dos melhores registros ao vivo daquele período.
Download


Peter Frampton – Frampton Comes Alive! (1976)
O vocalista e guitarrista Peter Frampton atingiu um feito que nenhum dos trabalhos destas grandes bandas citadas até agora conseguiu. O artista solo, oriundo do Humble Pie, lançou em 1976 aquele que viria a ser o álbum ao vivo mais vendido da história do rock: Frampton Comes Alive!
A grande curiosidade é que ele vinha de uma carreira mediana em termos comerciais, com bons álbuns de estúdio, mas sem maiores repercussões. Bastou lançar este álbum, com a estratégia de marketing adequada e Frampton foi catapultado à estratosfera das maiores estrelas do rock do momento.
O album foi um grande registro que traz a clássica Show Me The Way (com o famoso “talk box” usado por ele), a balada Baby, I Love Your Way (que tocou à exaustão) e uma versão de Jumpin’ Jack Flash, além de outras.
Download


Iron Maiden – Live After Death (1985)
Chegamos a década de 1980. O Heavy Metal vinha ganhando cada vez mais destaque, graças principalmente a grandes nomes como Ozzy Osbourne (em sua fase solo), Scorpions, Judas Priest e Iron Maiden. O destaque do Maiden veio principalmente após a entrada de Bruce Dickinson, que chegou com três dos melhores albuns da discografia da banda: The Number of the Beast, Piece of Mind e Powerslave, que marcou o auge da banda, e sua maior turnê até hoje, a World Slavery Tour. Era o momento certo para lançar um duplo ao vivo, e Live After Death, de 1985, foi registrado em disco e vídeo. Foi sucesso absoluto, mesmo sem grandes clássicos da banda que vieram posteriormente (como Wasted Years, que só seria lançada um ano mais tarde no álbum Somewhere in Time; e os clássicos do Fear of the Dark). Um duplo ao vivo que resultou no melhor live da história do Heavy Metal.
Download

Assim como os Tesouros Perdidos do Hard Rock, é possível que os "live albums" ganhem uma continuação. Afinal, vários clássicos nem foram citados, como Strangers in the Night, do UFO; Live Killers, do Queen; Exit... Left Stage, do Rush; Paris, do Supertramp; Yessongs, do Yes... e tantos outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário