terça-feira, 6 de abril de 2010

Friedenreich: maior craque tricolor?


Friedenreich: maior craque tricolor?

Leônidas da Silva, Zizinho, Gérson, Careca, Raí... Foram muitos os craques que já vestiram a camisa tricolor. Mas nenhum deles, talvez, tenha sido tão importante para a história do futebol brasileiro quanto Arthur Friedenreich - isso se consideramos, claro, o período do São Paulo da Floresta, entre 1930 e 1935, em que ele defendeu o clube.
Filho de pai alemão e mãe mulata, Fried - ou "El Tigre", como também era chamado, principalmente por uruguaios e argentinos - foi para muitos o maior craque brasileiro até o surgimento de Pelé. Ou mesmo maior que ele, pois teria marcado 1329 gols contra 1284 do Rei do Futebol. O recorde chegou a ser oficializado pelo Guiness Book, o livro internacional dos recordes, e até pela Fifa, embora não haja nenhuma documentação a respeito. O pesquisador Alexandre da Costa, autor do livro O Tigre do Futebol, sobre a vida do ex-jogador, foi quem mais se aprofundou nas pesquisas, registrando 556 gols.
Cetroavante altamente técnico, habilidoso e oportunista, Friedenreich havia começado a carreira no Germânia, clube da colônia alemã de São Paulo, por influência do pai. Depois, passou por Ypiranga, Mackenzie e Paulistano, do qual era o maior ídolo na aépoca da extinção do clube e criação do São Paulo da Floresta, para onde se transferiu.
Mesmo já veterano (tinha 37 anos na época da mudança), Friedenreich foi campeão paulista pelo São Paulo em 1931, acumulando seu sétimo título estadual, e o primeiro artilheiro do time em 1930 (com 26 gols) e 1931 (com 32 gols).
Fried jamais chegou a defender o atual São Paulo, fundado em 1935, mas jogou até os 43 anos, pelo Flamengo, e participando de exibições esporádicas por times do Brasil afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário