quinta-feira, 3 de junho de 2010

Copa do Mundo 1970


Enfim, a Copa do Rei

Pelé comandou a melhor seleção de todos os tempos e trouxe o tri


Félix, Carlos Alberto, Brito, Piaza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Pelé, Tostão, Jairzinho e Rivelino.
A seleção de 70 ficou na memória de muitos brasileiros — éramos 90 milhões naquela época. Tínhamos a melhor linha ofensivado planeta — apesar de alguns deles jogarem improvisados — e uma defesa que nos pregou muitos sustos, mas deu conta do recado.
O Brasil chegou ao México depois de uma participação avassaladora nas Eliminatórias : seis vitórias, 23 gols a favor e dois contra.
Ms o ambiente azedou. O técnico João Saldanha zombou de um suposto pedido do presidente, o general Médici, pela convocação do atacante atleticano Dario (o mais irreverente que craque Dadá Maravilha).
"O presidente escala ministério, a seleção escalo eu", disse Saldanha. Desentedimentos com a comissão técnica e maus resultados em amistosos acabaram acabaram por fritá-lo. A CBD ( hoje CBF) demitiu Saldanha e pôs Zagallo em seu lugar.
Se Saldanha achava que Pelé era míope, Zagallo dizia que o Rei e Tostão (que se recuperava de cirurgia no olho) não podiam jogar no mesmo time. E Rivelino deveria ir para o banco.
A torcida chiou. Em pesquisa realizada pela revista Placar, 77% dos entrevistados pediam Rivelino no time, 84% queriam Tostão e 73% exigiam Pelé.
Depois de novos amistosos ruins, Zagallo escalou o "time do povo" no jogo de despedida, contra a Áustria. O Brasil venceu. Em campo, os 11 que conquistariam o mundo um mês depois.


CAMPANHA
Primeira fase
Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia
Brasil 1 x 0 Inglaterra
Brasil 3 x 2 Romênia

Quartas-de-final
Brasil 4 x 2 Peru

Semifinais
Brasil 3 x 1 Uruguai

Final
Brasil 4 x 1 Itália



CURIOSIDADES
*O momento em que Carlos Alberto levantou a taça foi visto por 700 milhões de pessoas nos televisores do mundo. Um ano antes, a mesma audiência foi registrada quando o homem pisou pela pimeira vez na Lua. Era a primeira Copa transmitida em cores.
*Não faltaram ponta-pés, soladas e cotoveladas, mas nenhum juiz mostrou o cartão vermelho – uma novidade implantada nesta Copa. Em 66 e 74 foram cinco expulsões.

*Foi também a primeira Copa do Mundo que permitiu a substituição de jogadores durante as partidas. O limite era de duas trocas por equipe.


ARTILHEIRO:
10 gols Müller (Alemanha) em 6 jogos.






O MELHOR
PELÉ (BRASIL)
Em 58, Pelé era um jovem coadjuvante (luxuosíssimo, é verdade) do escrete liderado por Didi; em 62, machucou-se logo no segundo jogo; em 66, foi caçado em campo e viu o potuguês Eusébio brilhar. Em sua quarta e última Copa, ele não foi o superartilheiro que costumava ser. Mas foi o melhor entre os melhores.


ELENCO CANARINHO

JOGADOR
CLUBE
1
Félix
Fluminense
2
Brito
Flamengo
3
Piazza
Cruzeiro
4
Carlos Alberto
Santos (Capitão)
5
Clodoaldo
Santos
6
Marco Antônio
Fluminense
7
Jairzinho
Botafogo
8
Gerson
São Paulo
9
Tostão
Cruzeiro
10
Pelé
Santos
11
Rivelino
Corinthians
12
Ado
Corinthians
13
Roberto Miranda
Botafogo
14
Baldocchi
Palmeiras
15
Fontana
Cruzeiro
16
Everaldo
Grêmio
17
Joel Camargo
Santos
18
Paulo César Caju
Botafogo
19
Edu
Santos
20
Dário
Atlético-MG
21
Zé Maria
Portuguesa
22
Leão
Palmeiras































Técnico: Zagallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário